Participamos do maior evento de startups de tecnologia da Europa, o Web Summit que foi realizado em Lisboa, 2023.
Pelo menos 100 painéis da programação trataram do tema: inteligência artificial, em diversas áreas. Um tema que envolve todas as grandes áreas da Propriedade Intelectual: Propriedade Industrial, Direitos Autorais e Proteção Sui Generis.
A questão mais importante para o cenário de Propriedade Intelectual, sem dúvidas foi sobre autoralidade no mundo da ingeligência artificial generativa. Para exemplificar, um dos painelistas utilizou o caso de uma das obras de arte mais conhecidas do mundo: o mictório assinado por Marcel Duchamp, em 1917, não foi o artista que fabricou com as próprias mãos o mictório mas Duchamp assinou e, ao mudar o contexto, ressignificou a peça, ou seja, ele pensou e outra pessoa executou. Esses questionamentos chegaram até o cenário do ChatGPT, de quem é a PI?
O IPIAM teve a oportunidade de marcar presença em diversos painéis do Web Summit. O Diretor presidente Daniel Avraham Bandeira junto com a diretoria foram convidados para conhecer o painel “Um criador de cinco ferramentas: sendo agnóstico em relação à plataforma.” da empresária e comunicadora Camila Coutinho com a ex-atleta Christine Peng Peng Lee, popular na criação de conteúdos para Tik Tok depois da aposentadoria. Em resumo, comentaram sobre os desafios de se criar conteúdo autorais em diversas plataformas.
O objetivo da participação da nossa equipe foi a promoção da missão, dos valores e da visão do IPIAM para novas parcerias que possam agregar valor e conhecimento nos nossos programas e projetos de propriedade intelectual aplicada.
Foto e texto: Equipe IPIAM