A Contribuição do IPIAM no Plano de Bioeconomia do Amazonas
A bioeconomia é baseada na produção, fomento, distribuição e consumo de bens e serviços provenientes de recursos da sociobiodiversidade. Nesse contexto, o Instituto de Propriedade Intelectual da Amazônia (IPIAM) tem desempenhado um papel fundamental ao impulsionar a evolução dos bionegócios através da proteção de suas tecnologias e criações intelectuais.
Além disso, atuamos na estruturação jurídica e compliance, proporcionando adequação às normas legais.
Reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento da bioeconomia, a vice-presidente do IPIAM, Sammy Aquino, participou ativamente da construção do Plano de Bioeconomia do Amazonas. Sua presença na reunião promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e pela Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Floresta (CGF) demonstra a importância da propriedade intelectual na estruturação de uma economia baseada no uso sustentável da biodiversidade amazônica.
O encontro teve como principal objetivo atualizar e definir novas etapas para o plano de bioeconomia do estado, consolidando diretrizes que serão apresentadas ao governador do Amazonas e na COP 28.
A Contribuição do IPIAM no Plano de Bioeconomia do Amazonas © 2026 por IPIAM está licenciada sob CC BY-SA 4.0.
Para visualizar uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/


